Dicas sobre saúde bucal de gestantes e bebês!
Dúvidas sobre saúde bucal de gestantes e bebês
As dúvidas sobre os cuidados com a saúde bucal dos bebês e das gestantes é muito comum entre os papais, por isso o canal da consultora materno-infantil Eliana Dias convidou o Dr. Rodrigo Camargo, cirurgião-dentista, para esclarecer as principais questões.
A principal dica do especialista é buscar sempre a prevenção para evitar problemas mais graves. No caso das futuras mamães, por exemplo, a indicação é fazer um check-up odontológico assim que descobrir a gravidez.
Lembre-se que a saúde bucal é tão importante quanto o acompanhamento pré-natal e ajuda a garantir uma gravidez tranquila. Pensando nisso, destacamos os principais pontos da entrevista, confira:
1. Saúde bucal de gestantes
Gestante pode fazer tratamentos odontológicos?
Um grande mito sobre a saúde bucal de gestantes é com relação à restrição aos tratamentos durante toda a gravidez, mas não é bem assim que funciona.
O Dr. Rodrigo explica que o profissional fará o tratamento de acordo com o trimestre da gestação e limitações da mamãe. Para isso, existem anestésicos desenvolvidos para gestantes e tecnologias que permitem a realização de raios-X, por exemplo.
“O melhor trimestre para ser feito alguma intervenção na área odontológica é o trimestre do meio, ou seja, do 4º ao 6º mês de gestação. Isso porque já teve a organização dos órgãos internos, dos tecidos, então fica mais tranquilo”, esclarece o dentista.
Existe uma forma de prevenir problemas bucais nos bebês desde a gestação?
Segundo o Dr. Rodrigo, uma maneira de estimular hábitos mais saudáveis e prevenir o surgimento de cáries, por exemplo, é a diminuição do consumo de açúcar. “A partir da 26ª semana de gestação a cavidade bucal já está formada e a criança já tem paladar. A mãe que faz a ingestão de uma dieta com muito açúcar vai acabar condicionando essa criança a ter esse paladar preferencial pelo açúcar”, explica.
2. Saúde bucal de bebês
Quando levar o bebê ao dentista?
Essa é uma das principais dúvidas sobre saúde bucal de bebês e o Dr. Rodrigo responde para você! O ideal, segundo a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, é realizar a primeira consulta ainda no período gestacional.
Depois, é indicado levar o bebê a partir dos 4 meses. Na entrevista, o dentista também destacou a importância de ficar atento a qualquer sinal de problemas na boca da criança.
O que é a cárie de mamadeira?
Esse é um dos principais problemas de saúde bucal e surge quando os pais já acrescentam açúcar e achocolatados ao leite da criança. “Tem crianças que chegam a perder todos os dentes, é muito agressivo. Mas a solução é simples: higiene da boca do seu filho após a última mamada”, explica Dr. Rodrigo.
Como fazer a higienização bucal de crianças?
Para isso, o Dr. Rodrigo dá duas dicas e esclarece o mito sobre uso de pastas com flúor: “Compre uma escova macia, geralmente a mais lúdica, e a pasta de dente já mudou: hoje a gente preconiza que seja a mesma pasta que está lá para os pais usarem”.
Ou seja, pode sim usar pastas com flúor, desde que utilizada na quantidade adequada (a indicação é um grão de arroz seco). Isso evita o consumo excessivo das famosas pastas com sabor pelas crianças, que pode incentivar ainda mais o consumo do açúcar.
Gostou dessas dicas? Para conferir a entrevista completa, assista ao vídeo abaixo!


