O que fazer quando a criança chupa o dedo? Saiba aqui!
Afinal, o que fazer quando a criança chupa o dedo?
m mais uma entrevista especial ao canal da consultora materno-infantil Eliana Dias, o Dr. Rodrigo Camargo, cirurgião-dentista, esclareceu as principais dúvidas sobre a chupeta, o nascimento dos primeiros dentes e o hábito de chupar o dedo entre os pequenos.
Listamos os principais pontos desta conversa sobre a saúde bucal de bebês para você, olha só:
1. Dedo X Chupeta
O que fazer quando a criança chupa o dedo?
Dr. Rodrigo esclarece que o hábito de sucção é acontece já dentro da barriga da mãe, mas é preciso tirá-lo assim que o bebê nasce para evitar problemas maiores.
Em sua entrevista, o cirurgião-dentista deu dicas para remover o hábito. “A mais simples são aquelas meinhas de mão que se coloca para a criança perder aquele impulso de chupar o dedo. Se ela continuar perpetuando essa vontade, entre o dedo e a chupeta, a gente recomenda a chupeta”, indica.
Quando remover a chupeta?
A indicação do Dr. Rodrigo é de que ela aconteça até os 3 anos de idade. Até este momento, o acessório não causa problemas aos pequenos.
“As deformidades dento alveolares que existem até os 3 anos de idade são totalmente reparadas pela própria biologia. Só de você devolver a função normal, você consegue devolver a forma”, explica o cirurgião-dentista.
Em quais casos a necessidade de intervenção para correção é mais comum?
Quando o uso da chupeta se perpetua até os 7, 8, 9 anos de idade, por exemplo, a necessidade de tratamentos ortodônticos para corrigir os dentes é muito comum. “99% dos casos vão precisar de intervenção para ser corrigido essa deformidade óssea que passou do tempo de correção espontânea”, explica o Dr. Rodrigo.
2. Nascimento dos dentes
Quando nascem os primeiros dentinhos?
Segundo o Dr. Rodrigo, os primeiros dentes a nascer são os incisivos inferiores e costumam aparecer entre os 4 e 6 meses. A indicação é sempre ficar atento a boca do seu filho para identificar possíveis inflamações neste período.
Por que o bebê baba muito neste período?
Junto com o nascimento dos dentes, é comum observar um aumento da baba nos pequenos, mas o Dr. Rodrigo explica que a relação não é necessariamente com a erupção dos dentes e sim com a alta demanda salivar.
“Nessa época, a criança tem a maturação das suas glândulas salivares e o volume de saliva na boca dessa criança é muito grande. Ela não sabe ainda o que fazer com essa saliva, por isso ela baba”, explica o cirurgião-dentista. A indicação é sempre higienizar a boca do bebê, limpando a baba para evitar dermatites.
Quais cuidados devo ter?
O Dr. Rodrigo explica que a atenção neste período deve se voltar aos cistos de erupção desses dentes. “7 a 10% desses cistos causados pela erupção dos dentes não conseguem romper a mucosa sozinho e forma até hematomas. Aí sim pode inflamar, infeccionar e a criança pode vir a ter febre”, esclarece.
Nestes casos, é importante consultar um odontopediatra para analisar a necessidade de uma intervenção para facilitar a erupção do dente.
Gostou das dicas? Tem muito mais no vídeo completo, que você pode assistir logo abaixo!


